Avatar; um deslumbre para os olhos

25 01 2010

 Não existe planeta B!

Avatar o filme

Finalmente consegui assistir Avatar. Foram várias tentativas sem sucesso… Bilheteria lotada, volta pra casa… Frustração! E a vontade de ver o “Povo azul” crescia. O desejo de mergulhar neste novo universo tecnológico… Conhecer todas estas novas criaturas; animais incríveis, míticos, surreais; plantas maravilhosas que piscam suas luzes fluorescentes, flores de lindas cores  impressionistas e finalmente o Povo Azul; uma sociedade meio índia que vive em total harmonia com a natureza!

http://migre.me/hBUu

Procurando nemo

Dory a "peixa' sabida

Confesso que tenho há anos uma forte relação com este povo; o Povo Azul. Adoro o Blue Men e tenho uma relação muito forte, intensa mesmo, com a Dory, aquela maravilhosa “peixa” azul do Procurando Nemo, ela é meio que um ídolo pra mim, um serzinho cheio de sabedoria, esperança e otimismo, mesmo sem saber disso.

Bom, voltemos… Ingressos comprados, eu, meus filhos e o namorado de minha filha mais velha, nos encontramos no cinema para a tão esperada sessão. Nos acomodamos, colocamos os óculos para o mergulho em 3D e lá fomos nós como que em um simulador dos parques da Disney, uma viagem incrível; lutamos, torcemos, atacamos, recuamos, rezamos,lutamos novamente…e o bem venceu o mal!! Foi divertido!! Foi lindo! As imagens são maravilhosas, algumas deslumbrantes.

Então, após a sessão, vem a pergunta: “gostou?” e as discussões começam; opiniões fortes e apaixonadas, pareceres técnicos, comentários, teses…

Sim, eu gostei! Realmente me senti dentro de um simulador, em um parque de diversões. Fiquei encantada com as imagens, com as cores, com a tecnologia _eu adoro tecnologia, a criatividade das formas, as expressões, aquele ar surreal! Minha filha, do meio, tem razão, é quase uma exposição de arte, são desenhos, telas, quadros, pinturas… de  vários artistas gráficos, plásticos, designers,programadores, editores…a  direção é primorosa, enfim um deslumbre para os olhos.

E os olhos são a janela da alma… E como também são, uma janela para a alma, ver coisas bonitas, perceber os pormenores plásticos de uma criação, as nuances das cores, o esmero pelos ínfimos detalhes, a criatividade sem fronteiras e sem medo dos sonhos,_numa atitude plástica quase comparada a Salvador Dalí, em suas devidas proporções, é claro, faz um bem enorme para a já falada alma.

O filme é poético, dramático, cativante apesar de um pouco longo, mas é genial. A historia, bom, a história não importa muito neste caso, não acho que todo filme tenha que ter um enredo genial ou inédito. Afinal, uma história bem contada, mesmo que já tenha sido contada outras vezes, é sempre uma revelação e está história é muito bem contada e quem a conta é a arte visual, ela entra em contato conosco pelo olhar e como se diz: é de encher os olhos!

 Obviamente, meu coração também foi pego, eu torci muito para o Povo Azul, não queria ver a Árvore das Almas  caída no chão, nem a floresta destruída e  aquele povo sem lar com suas riquezas roubadas. Já vimos isso tantas vezes, ou pior, já fizemos isso tantas vezes, invadir, roubar, trocar riquezas naturais por espelhos e bugigangas, mas, desta vez e para espanto de quase todos, nossas bugigangas não foram desejadas, nós do povo sem cor, não tínhamos nada de especial para oferecer. Mas, como queríamos o que eles tinham, simplesmente atacamos, matamos, roubamos. Desculpe, mas, não dá para fingir que este povo sem cor é um outro povo, de um mundo tão distante como o  mundo mágico dos Na´vis. Somos nós! E esse talvez seja o grande trunfo da história, nos mostrar como somos; gananciosos, com sérios problemas de ética e escrúpulos, um povo sem limites.

 Eu sei, eu sei, que nem todos são assim, tem muita gente boa neste nosso mundo, e essas pessoas estavam lá no filme, lutando ao lado do Povo Azul. Mas, ainda somos muito poucos. Sim, eu escrevi somos, pois eu estaria lutando pelos Na`vis, e quem me conhece sabe que isso é verdade.

Saí do cinema com a incomoda sensação de que tenho feito muito pouco, que preciso ser mais atuante, mais engajada, mas, também saí com uma admiração ainda maior por pessoas como as que fazem parte de ONGs e outras organizações como o Greenpeace, a WWF e os Médicos sem Fronteiras.

E fiquei imaginando, como seria ver; Lindas araras azuis, tucanos com seus bicos poderosos, pacas, tatus, felinos ferozes, rinocerontes, cobras gigantescas, insetos venenosos, multidões de macacos, elefantes… Enfim…, todo o reino animal se juntando a um grupo do Greenpeace ou da WWF para impedir a destruição das  florestas, a matança das focas ou baleias  e destruição de tantas espécies…Seria um espetáculo e tanto ! Mas, acredito eu, ainda não merecemos este reforço… Quem sabe um dia, quando a mãe natureza sentir que a amamos e respeitamos acima de nossos fúteis desejos, nós sejamos merecedores deste maravilhoso espetáculo!

Ações

Information

10 responses

25 01 2010
Marina

Uma interessante visao sobre o filme….apesar de nao entender pq a existencia de um povo azul e nao de outra cor….lol
Gostei de saber do ponto de vista como uma exposicao de obras de arte….

25 01 2010
Stela Ribeiro

Cris,

Acho que é a primeira vez que entro no seu blog, sabe que não sou mto de computador então confesso que não entro.
Mas esse seu post foi mto bom e realmente nos faz pensar de qual é o nosso papel aqui na Terra!!!
Eu assisti o filme, e para mim foi o melhor de todos os tempos, de efeitos de história e tudo mais. Eu e o Dú choramos me emocionei pq tirando toda fantasia criada, tudo não passa da realidade. ESTAMOS DESTRUINDO A NATUREZA O MUNDO!!!!
Os Humanos acham que são donos e que a Terra pertence à eles!!! Mas é ao contrário, nós é que pertencemos à Terra, estamos só de passagem. E essa passagem está deixando rastros irreparáveis. Eu fico indignada as pessoas pensam que o poder é poder, que o tendo poder poderá determinar o futuro da forma que deseja, e não percebem que não é nada disso. Me diz o que adianta ter dinheiro e poder, se não terá àgua para beber???
Esse filme também me mexeu muito porque está ligado com a minha profissão, que ao mesmo tempo me desanima em não saber se iremos conseguir lutar por um mundo melhor, mas que também aumenta mais essa vontade de luta!!!! É complicado…

Mas deixo aqui um desabafo uma verdade “clichê”…se todos fizerem sua parte nós conseguiremos mudar…não pense que é pouco só você fazer, mas você fazendo outros irão fazer, seja você o primeiro a mudar, a fazer a diferença!!!!!

É isso que tinha pra deixar aqui!!!

Desejo toda sorte no seu blog e em tudo mais, mas lembre-se temos que correr atrás, se algo não está do nosso agrado é porque nós precisamos mudar, e é difícil mudar, e fazer com que melhore!!!

Beijos!!!

25 01 2010
Marisa Appolinario

Ainda não fui ver ao filme, mas depois de ler seus comentários fiquei com muita vontade de assistir. Essa semana irei para o mundo azul, com direito a pipoca e tudo mais!!!!1
Até mais.

26 01 2010
Marcelo Savignano

Amei o texto, Cris. Estava super resistente em ver o filme, que até hoje está envolto por mil críticas boas e ruins. A sua me convenceu.
Essa semana estarei no cinema analisando o “povo azul”.
Beijos,
Marcelo.

26 01 2010
Flavia Luisa

Parabéns pelo post! Adorei o texto e valeu pelos links das ONGs!
Fui assistir Avatar também, mas preferi a velha versão em 2D (não consigo engolir filme dublado e o Imax estava todo lotado pros próximos dias) e, realmente, James Cameron se superou (e vai ganhar um rio de dinheiro maior do que na época do Titanic).
Fui ver tb o Sherlock Homes (que eu chamei de Sherlock Reloaded) e adorei! Quem disse que blockbuster não é bom? Viva o blockbuster!

26 01 2010
Tweets that mention Avatar; um deslumbre para os olhos « Cristina Morais – Ateliê de Novidades -- Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Cristina Morais, Flavia S Gatti. Flavia S Gatti said: Visitem o blog da minha amiga Cris Morais. http://migre.me/hC0O. Mãe, mulher, jornalista, artista… Um verdadeiro "picadinho"! […]

26 01 2010
Julieta

Concordo plenamente com o comentário!
Agora quero ver a crítica do Sherlock Holmes nada elementar….

29 01 2010
Stela

Ué… cadê meu comentário?!?!?!

31 01 2010
luwithdiamonds

Cris, vi também o filme aqui no Rio, infelizmente, não em 3D, mas, mesmo assim achei lindo, tecnicamente impecável, plástico como vc disse. Assisti com a minha filha. Ela, na linda inocência de seus nove anos, naquela parte em que a floresta está sendo completamente destruida, vira para mim e diz emocionada : “MÃAAEEE” e eu : “fala baixo…” , ai ela se aproxima bem, segura no meu braço e completa: “mas isso tudo só por causa de umas pedrinhas que valem dinheiro ?!?!”
Beijos!
Obs : adorei seu blog.

31 01 2010
Alexandre Silva

Cristina, adorei o seu post, ainda não assisti o filme, mas depois desta declaração não posso deixar de ver.
Abs,
Alexandre Silva

Deixe um comentário

