Diversificação de investimento X guarda roupa

13 04 2010

Sabe aqueles editorias de moda que dão dicas sobre as peças indispensáveis que devemos ter em nossos guarda roupas, um vestido preto, uma camisa branca, uma bela calça jeans, uma boa calça de alfaiataria, um trench coat, algumas pachiminas, uma sapatilha preta, uma bota sem salto (ok,eu posso ter acrescentado algumas peças de meu gosto pessoal….), a essência dessas dicas é que precisamos de uma quantidade mínima peças com uma boa diversidade que irão nos acompanhar nas diversas ocasiões de nosso cotidiano, concordam? Afinal apenas personagens de desenhos animados e histórias em quadrinhos podem ter um armário apenas com vestido vermelho, né? Pois de que serve um guarda roupa repleto de statement shoes com saltos maravilhosos se você não tem nenhum tênis para ir á academia ou dar uma caminhada no calçadão?

Monica de Mauricio de Souza

só nos quadrinhos vale sempre o mesmo vestido!!

O mesmo conceito deve ser aplicado em sua carteira de investimento, a diversificação é fundamental! Quando montamos nosso portfólio de aplicações devemos pensar nas diversas situações que podemos enfrentar, no tempo que pretendemos deixar esse dinheiro investido, no objetivo pelo qual o estamos guardando, e no risco que estamos dispostos a tomar, e com isso montar nossa carteira de acordo com essa diversidade de cenários.

roupas brancas em um closed

Até o branco básico pode ser demais...

Tudo bem se você gosta de apenas meia dúzia de cores e vai basear seu guarda roupa nelas (eu particularmente gosto de apenas quatro ou cinco), assim como tudo bem você não querer arriscar e preferir deixar todo o seu dinheiro na renda fixa, o importante é diversificar. Da mesma forma como você não terá um armário apenas com vestidos pretos, você também não terá uma carteira de investimento apenas com títulos púbicos, Cdbs ou ações, pois é preciso ter investimentos com rendimentos diferentes, e principalmente liquidez diferente.

No tesouro direto, por exemplo, você apenas pode vender seus títulos as quarta feiras, enquanto com um Cdb, ou outra forma de investimento em renda fixa no banco, você consegue resgatar qualquer parcela de seu dinheiro a qualquer momento (dentro do horário bancário) em uma emergência. Já no caso dos investimentos em renda variável, a liquidez são muito parecidas e nem sempre imediatas, por isso a importância de ter também um investimento de renda fixa. Mas nessa forma de investimento, o mais importante é diversificar o risco, ou seja, investir em segmentos distintos e que sofram com diferentes movimentações de mercado, por exemplo, se for investir em ações não as compre sempre do mesmo segmento de mercado, afinal por mais que você tenha 10 vestidos pretos no armário eles não são todos do mesmo comprimento ou vão bem nas mesma ocasiões.

Trench coat Burberry

Um bom trench coat, item indispensável!

É muito importante não nos deixarmos levar, afinal por mais que você tenha amado aquela blusa você não vai comprar uma de cada cor, ou pelo menos não deveria…assim é também com um investimento, não é porque ele esta te dando bons rendimentos, e está adequado ao seu perfil de investidora que você irá colocar todos seus ovos dourados dentro dessa única cesta. Ou seja, não invista todo seu dinheiro em uma única ação, pois ela esta te proporcionando rendimentos excepcionais, porque se ela por alguma razão ela perder forçar e começar a cair, você irá quebrar todos os seus ovos de uma única vez.

básica camisa branca

Uma boa camisa branca é essencial

Sendo assim, o importante é irmos ás nossas próximas compras (sejam elas de ações ou de sapatos) com uma coisa na cabeça, a diversificação é fundamental para o sucesso tanto da nossa carteira de investimento, quanto de nosso guarda roupa, afinal estilo pessoal nada tem a ver com uniforme!

Post: Ju Morais

Anúncios

Ações

Information

8 responses

13 04 2010
Marina

Muito bons e uteis esses posts sobre investimento. Uma forma facil de entender algo, que pelo menos para mim, é ligeiramente complicado!

13 04 2010
Stela

Meninas,

Vcs sabem como eu estou interessada nesse assunto, hoje em dia uma mulher moderna tem que saber administrar seu dindin e ser independente… é esse meu objetivo!!!
Acho que essas informações são úteis para todas!
E Ju queria agradecer por me ajudar!!

BJOSSS

14 04 2010
Flavia

Adorei esse post!! Nunca foi tão fácil entender de investimentos!!!
Bjs

14 04 2010
Marina Patch

Divina inspiração em comparar estes dois segmentos, um tão peculiar a mulher e outro nem tanto assim ,mas com um entrosamento perfeito pelo seu ponto de vista, adorei!

14 04 2010
cynthia cianciarulo

Ok, menina. Amei!

14 04 2010
Lucia

EBA, Ju, sou mega fã dos seus posts!!! Apesar de ainda não ter colocado nenhum em prática (depois vc me diz como eu sou ridícula) juro que estou começando a dar mais atenção ao assunto… E óbvio que, apesar de entender um pouquinho melhor do assunto, AMO as analogias com moda – uma forma super inteligente de tornar o tópico acessível a todas!

14 04 2010
Regina Bozza

Oi Ju!

Viu como fica fácil enterdermos mandarim? É só ter a didática correta… e a Ju é claro!

Obrigado Ju

29 04 2010
Marisa Appolinário

Ju
Novamente entendi tuuuudo!!!!! e olha que sou super ignorante sobre assuntos de finanças mas estou aprendendo com vc e em breve vou colocar em prática. Valeu.
bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: