Pratique a Gastronomia

30 04 2010

Estamos inaugurando hoje aqui no Ateliê de Novidades uma nova seção, com idéias, dicas e inspirações: a da Gastronomia.

Praticar a gastronomia é entreter, deliciar e confortar. Pense bem, existe um tipo de comida e bebida para cada situação, como, de alegria, tristeza, cansaço ou comemoração. É à Gastronomia que recorremos, quando precisamos de uma boa refeição para revigorar nossa energia depois de um longo dia de trabalho, quando brindamos a chegada do final de semana com uma cerveja, ou mesmo quando devoramos aquele pote de sorvete por chateação. Um belo prato de massa, com um molho vermelho picante, nos da energia, um fondue nos esquenta e une as pessoas nos dias mais frios e uma boa (ou mesmo não tão boa) caipirinha nos proporciona alegria e descontração.

Nós do Atelie de Novidades vamos começar a dar sugestões e dicas para apimentar ou adocicar nossas vidas, apresentando um ótimo restaurante ou passando uma receita para qualquer hora. E já vai logo a primeira sugestão, PRATIQUE A GASTRONOMIA. O simpático chef inglês Jamie Oliver garante que todos podem cozinhar. E podem mesmo, não se acanhe, a boa gastronomia vai desde um ótimo sanduíche com suco, até um sofisticado confit de pato com purê aerado de mandioquinha acompanhado de um belo vinho.

Portanto para quem se inspirar e quiser preparar um bom jantar, aqui vai uma ótima receita do livro Revolução na Cozinha de Jamie Oliver.

RECEITA

Massa com Camembert assado

Ingredientes:

250g queijo Camembert

2 dentes de alho

1 ramo de alecrim fresco

100g queijo parmesão

400g rigatone fresco

150g espinafre fresco

Azeite de oliva extra virgem para regar

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°. Faça um corte circular na casca do queijo, depois levante e descarte o círculo cortado. Descasque e fatie finamente o alho em lâminas. Arranque as folhas de alecrim dos talos. Acomode as fatias de alho sobre o queijo, ponha uma pitada de pimenta do reino e regue com um pouco de azeite de oliva extra virgem. Espalhe as folhas de alecrim por cima e pressione-as levemente com os dedos para que fiquem cobertas pelo azeite. Rale o parmesão por cima. Acomode o queijo em um recipiente (que possa ser levado ao forno) e coloque sobre uma assadeira e leve-o ao forno por 25 minutos.

Enquanto isso coloque uma panela grande de água salgada para ferver. Quando faltar 10 minutos para o queijo cozinhar, adicione a massa á panela. Assim que estiver cozido, acrescente o espinafre à panela e deixe cozinhar só por uns 10 segundos. Passe a massa e o espinafre por um escorredor sobre uma tigela grande, reservando um pouco da água do cozimento. Coloque de volta na panela e deixe no fogo só até o espinafre murchar. Regue com um pouco de azeite de oliva extra virgem e adicione parmesão ralado. Se achar o molho muito grosso, acrescente um pouco da água do cozimento reservada. Tempere com sal e pimenta do reino e mexa bem. Tire o queijo do forno.

Divida a massa pelos pratos, espalhe o camembert derretido por cima ou deixe-o sobre a mesa para que se sirvam.

Fizemos este prato aqui em casa e foi um sucesso! Uma delícia! Não poderíamos indicar sem experimentar, não é verdade?

Dica do Blog: coloque um raminho de alecrim para cozinhar na água do macarrão, isso dá um gostinho leve e especial e o cheiro fica delicioso, tipo divino, sabe como é?

Jamie Oliver

Mistura possível, delicioso e fácil!

Para quem não está no embalo de cozinhar…

Para aqueles que no embalo de sábado à noite ainda preferem se divertir em algum bar, tomando um drink e também gostam de investimentos e bolsa de valores, o “Wall Street Bar”, em São Paulo, é uma ótima opção. Como em uma bolsa de valores, há oscilação no preço de diversos produtos. As bebidas mais procuradas se valorizam e o preço sobe, já as menos consumidas ficam mais baratas e portanto, mais atrativas. E você analisa esse sobe e desce em telas, bem como um “home broker”. Parece interessante hein!

bar Wall Street

Esse bar é diversão garantida

Wall Street Bar

Rua Jerônimo da Veiga, 149, Itaim, tel. (11) 3873-6922.

Entrada das 18h00 ás 2h00. Fechamento depois do último cliente.

www.wallstreetbar.com.br

Post: Lucas Morais



Anúncios

Ações

Information

9 responses

30 04 2010
Flavia Luisa Nogueira

Adorei a ideia do Wall Street Bar! Mais bares e restaurantes poderiam adotar o método, tipo, descubra as sobremesas menos famosas, as entradas mais excêntricas e tal. Uma dúvida para o Gastronomia: aquele delicioso barzinho de chocolate, o Choco Lab, atrás do cemitério da Consolação, ainda existe? É que com o verão abusado que tivemos este ano, fiquei na dúvida!
Parabéns pelo Gastronomia!

30 04 2010
Stela

oieeee!!

Bom como sabem tb adoro praticar a gastronomia, sem tanta “disciplina” do Lucas, mas fica sempre bom hahahahha

Vou experimentar essa massa.. hummmmmmmmm

Pra próxima semana podiam colocar a receita daquela panqueca americana, sei q nao é tão difícil, mas to esperando a receita desde do brunch!!! E acho q é uma inspiração para o café da manhã de fds, ja q o post será de sexta!! o que acham???

bjooo

30 04 2010
hilda

adorei a seccão de gastronomia,achei essa receita muito bôa, gostei da dica do alecrim,gostaria da receita da panqueca.

30 04 2010
ateliedenovidades

Boa idéia! vamos colocar a receita da panqueca na semana que vem!
Nossa!! O café da manhã mais feliz é aquele que tem panquecas e meus filhos, é claro!
bjs,
Cris

30 04 2010
adriana

Que bom p quem gosta de cozinhaaaaaaaa,que nao é o meu caso,esperoque a Stela faça p eu comer ahhhhhh. Parabens LUCAS………………

30 04 2010
cynthia cianciarulo

E ninhada boa, heim!
Um melhor do que o outro, né!
Tem todo o direito de ser coruja! Parabens!!!
Quanto a massa, vou experimentar, aboro camembert…adoro massa…adoro tudo que é de comer…porém, meu forte não é cozinhar, mas tô tentando.

30 04 2010
Lucia Helena Brito(Lelena)

Parabéns pela receita.
Lucas,que sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos.

1 05 2010
Regina Bozza

É bom demais fazer reuniões com amigos (aquelas com música, altos papos, muita risada e sem frescuras – (ou c/ de vez em qdo.). Imagina então com um amigo c/ talento gastronômico… É realmente uma viagem de sentidos…
Certa vez, numa dessa reuniões, um padrinho nosso resolveu fazer seu famoso “medalhão de mignon ao molho de três funghi”: é de comer rezando (pra não acabar tudo é claro!).
Parabéns Lucas e a Cris claro.

Bjs.

Re

5 05 2010
Marisa Appolinário

Vou usar essa receita maravilhosa na próxia reunião de amigos. Adorei a dica do alecrim, como uma coisa tão simples pode ser tão especial!!!
Parabéns pela nova seção, todos gostam de uma boa comida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: