Dias das mães!

7 05 2010

 

Hoje enquanto decidia o presente para minha mãe, comecei a pensar sobre esse papel tão importante e tão falado: maternidade.

 Freud já dizia, “a culpa é da mãe”, e não é que acreditamos mesmo nisso, pois vivemos cheias de culpa e arrependimentos.

È verdade que temos grande responsabilidade, se não a maior, na formação e construção da vida de nossos filhos, que a segurança inicial vem do útero, que a criança aprende a reconhecer a face humana olhando o rosto da mãe (leia Spitz*), que estabelece suas relações futuras baseada na relação com a mãe, que tarefa difícil e maravilhosa.

maes

Mas você já pensou que o filho não vem com manual de instrução e quando nos tornamos mães não abandonamos toda a carga afetiva anterior, ou seja, todas as inseguranças, medos e incertezas, por isso erramos e erramos muito, mas como não errar se queremos tanto acertar, pois sabemos tudo o que está em jogo.

Por isso nesse nosso dia, deixe as culpas de lado, não pense no que poderia ter feito pense no que poderá fazer e nem mesmo assim vai acertar sempre.

Lembre do aleitamento carinhoso, do colo depois do rompimento do namoro, das risadas gostosas vendo aquele filme que nem te interessava muito, mas que foi muito legal assistir com eles, de ter deixado que eles experimentassem, de ter soltado a bicicleta mesmo querendo segurá-la mais tempo e de todas as outras experiências que são só suas.

Seja feliz, pois isso até Freud explica.

FELIZ DIA DAS MÂES

Marisa Appolinario

Psicóloga Clínica e Analista Reichiana

O primeiro ano de vida Rene Sptiz

*René Spitz, psicanalista austríaco, autor do livro, O Primeiro ano de Vida

Ações

Information

5 responses

7 05 2010
Stela

É!!!!
Mãe é mãe!!! As vezes tão complicada, mas ao mesmo tempo tão simples!
Para nós filhos também é difícil definir como é a relação de mãe e filho!
Eu acho q muitas vezes somos mal agradecidos, egoístas e tal, mas acredito que filho é criado pro mundo né! Seguimos nossa vida mas nunca esquecemos de nossas raízes!
Sempre quando falo um NÃO! ou dou uma respostinha logo vem o arrependimento, pq minha mãe sempre falou SIM, quando precisei!!!
Eu acho que ser mãe é a “profissão” mais díficil, e que só vou enteder quando eu tiver meus filhos…. mal posso esperar!!

bjos

10 05 2010
adriana

Eu sempre achei que nao tinha muito jeito como mãe,mas apos alguns acontecimentos na minha vida,acho que estou me saindo bem……………com muitos erros e acertos é claro somos HUMANAS. Acho tambem que estaestoria de Dias da maes é balela…
Nós somos Maes todos dias , tempo integral,e pau para toda obra ahahahahah……..
Somos SUPER………………………..bjos

10 05 2010
Stela

Concordo MAMÃE!!!

Acho q o dia de ontem foi mto gostoso né?!

bjoo

11 05 2010
ateliedenovidades

Adriana e Stela, nós também adoramos nosso dias das mães! Foi muito gostoso dividir esse dia com vcs e com o Caio, amigos queridos!
Adriana, vc é uma mãe maravilhosa e seus filhos sabem disso, tenha certeza!

12 05 2010
cynthia cianciarulo

Minhas queridas amigas mamães e filhas
Tenho certeza de que somos mães e filhas maravilhosas, buscando acertar, tropeçando, cobrando, exigindo além da conta, porém amando…e é isso que importa.
Bjs

Deixe um comentário

