Pratique a Gastronomia

13 05 2010

Do óleo à Monte Verde

Cozinheiros e cozinheiras de plantão, o Pratique a Gastronomia está de volta e vai trazer mais algumas dicas, principalmente para aproveitarmos o inverno que está chegando.

Para começo de conversa, acho interessante pegarmos o gancho do post sobre a utilização do óleo e aplicarmos à gastronomia. Afinal, como usar menos óleo na cozinha? Bom, segue então algumas dicas:

ž   Bateu aquela vontade de comer nuggets ou batata frita McCain. Não precisamos encher a panela de óleo e fazer aquela sujeira na cozinha. Uma ótima solução é usar o forno. Você terá nuggets e batatas saborosas, sequinhas, saudáveis e ainda estará fazendo um grande bem ao meio-ambiente.

ž   Outra dica legal é se você for preparar algo como um peixe delicado no forno ou mesmo na frigideira. Para não grudar no fundo da assadeira ou frigideira, costumamos usar azeite ou óleo, que tal substuí-los por cascas de legumes ou rodelas de cebola? Isso mesmo! Aproveite a casca de uma abobrinha, por exemplo, e forme uma “cama” para o filé de peixe, ou então faça o mesmo, mas com cebolas em rodelas. Acredite, o resultado é ótimo. Mas lembre-se, isso serve para preparações que não exijam alta temperatura.

ž   A última dica é para quando fizer alguma carne sautê (termo usado para tudo feito em uma sauteuse ou frigideira). Não despeje o óleo diretamente na sauteuse ou frigideira, besunte a carne com pouco óleo, dessa forma você economiza óleo e impede que o fundo queime e deixe gosto amargo na comida.

Aproveitem essas dicas e vejam o resultado, qualquer dúvida estamos a disposição para ajudar.

festival gastronomico de Monte Verde

Truta com pinhão e legumes

O inverno está chegando e ótimos programas para aproveitar o frio começam a surgir. Que tal um final de semana em Monte Verde? Até 30 de Maio estará acontecendo na cidade mineira um festival de gastronomia e o tema é o pinhão. Durante o festival, todos os restaurantes participantes oferecerão pratos preparados com pinhão. Para quem tiver a possibilidade de aproveitar um final de semana na montanha, vale a pena experimentar alguns pratos como, Salmão grelhado com molho provençal com rösti de pinhão e arroz branco ou Truta com pinhão e legumes.

 

Para mais informações:

http://www.monteverdegastronomia.com.br/

Semana que vem o Pratique a Gastromia volta com mais algumas dicas de como aproveitar o frio e preparar um jantar aconchegante em casa. Fiquem atentos aos próximos posts, O Atelie de Novidades também entrará no clima de Copa do Mundo e fará um post especial sobre a África do Sul, falando um pouco sobre a gastronomia local e os vinhos. Receitas também não faltarão. A todos um ótimo final de semana!

Post: Lucas Morais

Anúncios

Ações

Information

3 responses

14 05 2010
Stela

Gente eu faço isso com as batatinhas, salgadinhos etc, tudo no forno mesmo, sem fritura!!! Na minha opinião fica igualzinho!!! E o melhor de tudo não engorda tanto e não usamos óleo!!

Percebam quando forem fazer batatinhas ou salgadinhos no forno que eles mesmo já “soltam” algum óleo, para que colocarmos mais???
Saí fora óleo hahaha

bjo!

14 05 2010
adriana

É bem melhor mesmo,pois nao faz sujeira,e é bem mais saudável. bjos

14 05 2010
hilda

gostei muito da dica sobre o oleo,vou usar o forno,porque eu sou péssima para limpar fogão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: