Qualidade de vida!

23 05 2010

STRESS ou QUALIDADE DE VIDA

O equilíbrio físico e emocional, que nos garante saúde, bem estar e felicidade, é o nosso maior patrimônio.

Em tempos de consumo exagerado, excesso de trabalho e das inúmeras solicitações da vida atual, o ser humano afastou-se do seu eixo. Não consegue mais se apropriar da própria vida e, na medida em que se vê sem forças, torna um alvo fácil do stress.

É necessário reabilitar nossos valores e nosso próprio ser.

Precisamos recuperar a consciência do nosso corpo e dos nossos sentimentos. Temos que repaginar princípios e atitudes mentais incorporando essas mudanças na rotina de nossa vida.

 O que fazer?

alongamento

  • Comece o dia alongando, mesmo que seja apenas uma bela espreguiçada na cama. Prepare seu corpo para o movimento. É muito importante trabalhar a sua elasticidade e flexibilidade física e mental. Perceber que fazemos parte de um universo que pulsa, expande e recolhe, que é rígido e maleável, claro e escuro, pleno e vazio, nos dá total segurança para confiar em nossa percepção e auto reconhecimento.

 respirar para viver

  • Respire suave e tranquilamente. Deixe o ar entrar e sair pelas narinas, imaginando que seu corpo todo pode ser invadido pela respiração. Pense que enquanto o ar entra e sai, você estará ventilando e limpando seu organismo, levando a consciência a todas as partes do corpo. Observe que precisamos dessas trocas, o entrar e sair, o pleno e vazio.

alimentação saudavel

  • Alimente-se bem. Selecione o que você vai ingerir. Aprecie o alimento e coma devagar. Evite os excessos.

 

  • Se você trabalha sentado, procure levantar a cada duas horas. Ande, espreguice, faça pequenos alongamentos. Feche os olhos e perceba sua respiração. Observe seu corpo no espaço (por exemplo sinta se seus ombros estão tensos, a respiração curta, os dentes apertados). Esteja sempre atento em manter a coluna ereta e o corpo bem apoiado.

 

  • Procure criar uma rotina de horários em sua vida para dormir, acordar, alimentar, exercitar e divertir.

 alongar no trabalho

  • Aprenda a partilhar situações, tanto de trabalho como pessoais. As tensões emocionais se acumulam no corpo trazendo dores e, muitas vezes, imobilidade física e mental. Através da respiração correta, movimentação consciente e uma projeção mental positiva, podemos equilibrar e ativar a grande força que existe dentro de cada um de nós.

 posição para dormir

  • Procure dormir bem. Deite de lado utilizando um travesseiro ajustado ao espaço entre seu ombro e pescoço. Coloque outro entre as pernas, que devem estar flexionadas. Quando deitar de barriga para cima, apóie bem a curva da cervical com o travesseiro. Coloque outro embaixo dos joelhos. A idéia é manter sempre o corpo bem apoiado para aliviar as tensões, manter a coluna relaxada e respirar livremente.

 

  • Invista em você. Tenha um hobby que alivie suas tensões e lhe traga prazer. Cante, dance, pinte, pedale, corra, nade, leia, caminhe….

 

  • Tire férias. Aproveite para descansar, conhecer ou rever lugares bonitos, pessoas queridas e reestruturar projetos. Obedeça ao ciclo da natureza.

 

  • Adote uma atividade física. É sabido que a endorfina e a serotonina são liberados pelos neurônios em resposta a estímulos físicos, provocando relaxamento, sensação de prazer, euforia e bem estar. Além disso, a endorfina está associada ao aumento da imunidade. Retarda o envelhecimento, aumenta a resistência e a disposição física e mental. A serotonina participa no controle do humor, tem efeito analgésico, controla a pressão sanguinea, respiração e a fome.

 

Sempre lembrar que o nosso eixo, a boa postura, depende do nosso equilíbrio físico e mental.

 Thays  Baena

Fisioterapeuta

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2 responses

23 05 2010
Marisa Appolinário

Thays
Ótimas dicas, precisamos recobrar a consciência corporal,é nosso corpo que nos leva pela vida e que nos dá inúmeros prazeres.
Gostei muito!
È sempre bom ter orientação de especialistas.

25 05 2010
cynthia cianciarulo

Já faço algumas…faltam outras…
Uma coisa legal que trouxe resultado pra mim, foi colocar um lembrete no monitor do computador, me lembrando de alongar, dar uma voltinha, etc.
Minha lombar agradeceu.

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