Cozinheiros e cozinheiras de plantão, junho está se aproximando e o Pratique a Gastronomia dará, ao longo do mês, algumas dicas para aproveitarmos bem um dos meses mais frios do ano. As festas juninas são muito populares, mas a dica hoje vai para o Dia dos Namorados.
Um fondue é sempre uma ótima opção para dias frios, ainda mais se você quiser impressionar sua namorada ou namorado. Os fondues mais tradicionais são os de chocolate, e o de queijo, apesar do de carne também ser interessante, as duas primeiras opções são as mais adequadas para a ocasião, por serem mais aconchegantes e não deixarem todo mundo cheirando a gordura, principalmente se acompanhados de um bom vinho tinto. Seguem abaixo as receitas.
Ingredientes:
400 g – Chocolate ao leite (barra Nestlé);
100 g – Chocolate meio-amargo;
300 mL – Creme de Leite;
1 dose (50 mL) – Conhaque;
Modo de Fazer:
Aquecer o creme de leite e o chocolate (já picado) em banho-maria e mexer sempre. Não deixar a água ferver. Acrescentar o conhaque e continuar mexendo até obter uma consistência cremosa;
Se ficar muito líquido, dissolva amido de milho em água e adicione ao chocolate e aqueça;
Servir no réchaud ou mesmo em uma travessa funda simples;
O fondue de chocolate acompanha frutas em geral, por exemplo, uva, banana, morango e kiwi. Já o de queijo acompanha pão italiano, ou outro de consistência firme, e também fica ótimo com aquelas batatinhas miniatura levemente cozidas. Esse é um pouco mais trabalhoso, mas vale a pena.
Ingredientes
250 g – Queijo gruyére;
250 g – Queijo emmental;
1 dente de alho;
1 colher de sopa de amido de milho;
¾ de copo (180mL) – Vinho branco seco;
1 dose (50 mL) – conhaque;
1 pitada de noz moscada;
Modo de Preparo:
Passe o alho nas paredes internas e no fundo da panela. Misture, nessa mesma panela, o amido de milho dissolvido em vinho branco e conhaque com os queijos (anteriormente ralados);
Mexa até obter consistência cremosa. Se necessário, use amido de milho dissolvido em água para engrossar;
Quem preferir ir almoçar ou jantar fora, o Théo Medeiros, em Campinas, é uma ótima opção. O local oferece ambiente aconchegante e tranqüilo, além de preparações da cozinha francesa e mediterrânea. Entre os destaques da casa estão a paleta de cordeiro e os “três camarões gigantes”. Há ainda uma excelente carta de vinhos e espumantes, além de ótimas caipirinhas para quem não deixa a brasilidade de lado.
Serviço:
Horário: Terça a domingo: 19h00 às 24h00 / Almoço nos finais de semana: A partir das 12h00 até às 16:00
Endereço: Rua Sampaio Ferraz, 175- Cambuí
Estacionamento: Não há, mas possui manobrista
Formas de pagamento: Cheque ou dinheiro
E falando em brasilidade, nossa seleção embarcou ontem para a África do Sul e junto com ela, o Pratique a Gastronomia também vai entrar no clima do país da Copa. Semana que vem começa o “Capítulo África” e passaremos algumas informações e dicas da exótica gastronomia sul africana. Um ótimo final de semana a todos!
Post: Lucas Morais
aiaiaiai… não preciso falar nada dessas receitas né?!?!
Só querendo me engordar né…. rs!!!
bjo
Hum deu agua na boca, vamos ver se esse ano conseguimos fazer .
bjos
parece
parece que você adivinhou eu tinha me esquecido da receita,obrigado
Tá na hora do Lucas fazer todas essas receitas para os amigos, tias e etc.