O que é um bom investimento?

7 06 2010

Como estudei economia e escrevo aqui sobre finanças, as pessoas me fazem muitas perguntas sobre a área, e uma das perguntas mais freqüentes que recebo é: o que é um bom investimento?  Aprendi na minha primeira semana de faculdade a resposta que um bom economista deve dar a essa pergunta: depende!

sapato oxford

No topo da minha Wish List

A lógica é a mesma para os grandes investimentos fashions das revistas de moda; claro que aquele lindo sapato Oxford bicolor Louboutin seria um ótimo investimento para minha coleção de sapatos, mas infelizmente um pouco (ou muito) fora do meu orçamento, assim como várias peças cheias de tachas podem ser um ótimo investimento para um visual super fashion nesse inverno, mas não para meu estilo pessoal…

Dessa mesma forma, ações de grandes empresas podem ser um ótimo investimento e sempre te renderem bons frutos no longo prazo, mas pode não ser tão bom assim se você estiver guardando aquele dinheiro para o curto prazo, como para pagar uma viagem ou o IPVA de seu carro, e nesse meio tempo a bolsa cair drasticamente,concorda?

Sendo assim, percebemos que meu professor estava certo e a melhor resposta é mesmo “depende”. Afinal a definição de um bom investimento depende do seu objetivo para aquele dinheiro, do tempo que ele poderá ficar investido, do seu perfil como investidor (ou seja, do risco que você esta disposto a tomar) e muitas vezes da sua idade. É essencial pensar em tudo isso antes de decidir o que é um bom investimento para você, afinal, assim como tudo na vida, o que é bom para um pode não ser tão bom para o outro.

Um bom investimento é sempre aquele que esta de acordo com seu orçamento e seu perfil. Uma maravilhosa birking bag é, sem dúvida, O investimento para qualquer guarda roupa, mas apenas se ela couber no seu orçamento. Se quando a fatura de seu cartão de crédito chegar e você perder o sono imaginando os juros que irão te cobrar se você pagar apenas o mínimo, ou em tudo que terá de deixar de fazer para pagar essa conta, é porque esse não foi um bom  investimento para você, não verdade foi um prejuízo, né? Da mesma forma que se você é dessas que perde o sono toda vez que escuta notícias sobre quedas na bolsa, pensando em quanto seu capital desvalorizou, é porque essa não é a melhor forma de investimento para você…

Birkin Bag

Minha escolha pessoal para uma Birkin Bag

É essencial termos em mente que não há problema algum você não poder comprar a última it bag, ou mais um par de sapatos, assim como é perfeitamente normal e aceitável se você não tiver o perfil de um grande investidor de ações. O importante mesmo é conseguir pagar a fatura de seu cartão de crédito todo mês, guardar pelo menos um pouco de dinheiro com freqüência, e investi-lo da melhor maneira possível de acordo com seu perfil de investidor, e seu conhecimento sobre finanças, não é porque você tem o perfil para investir em ações que deve fazer diversos Day-trades todos os dias (começou a ficar complicado, né?) na verdade se você não sabe fazer é aconselhável que não o faça.

Resumindo, em suas próximas compras (sejam elas fashion ou financeiras) procure apenas aquilo que lhe cai bem e não apenas as últimas tendências. Afinal, pensando bem acho que meu professor está parcialmente certo, pois tem uma coisa que todo bom investimento tem em comum, eles devem te deixar dormir tranqüila, e muitas vezes até mais feliz e realizada. E isso apenas irá acontecer se eles estiverem de acordo com seu orçamento e seu estilo pessoal.

Post: Ju Morais

Anúncios

Ações

Information

One response

12 06 2010
Eliana

Oi Ju! Nota mil pela super aula de Economia esclarecedora juntamente com dicas sobre investimento x orçamento x perfil x estilo pessoal…amei!
Aliás, vc é a minha “private banker” predileta…rsrsrs!

Bjo.
Eliana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: